Essa é uma pergunta muito comum para diversos consumidores, como sei qual a taxa de juros que estou pagando?
A taxa de juros remuneratórios vem descrita no contrato e deve constar no campo onde constam as principais características do contrato, porém, nem sempre o consumidor tem acesso ao contrato, então, como descobrir qual a taxa de juros contratada?
Existem algumas opções que podem auxiliar o consumidor, a primeira, é efetuar um pedido diretamente à empresa, inclusive, o governo disponibilizou uma plataforma virtual onde é possível efetuar o pedido, o mecanismo é chamado de Consumidor.gov.br (https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1644717800824) e possibilita a conversa entre empresa e consumidor, facilitando o acesso ao contrato e demais informações.
Ocorre que nem todas as empresas estão cadastradas na plataforma, sendo assim, como possa saber qual é minha taxa de juros? A segunda alternativa é realizar o cálculo, também com o auxílio de uma ferramenta disponibilizada pelo Banco Central (https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormFinanciamentoPrestacoesFixas.do?method=exibirFormFinanciamentoPrestacoesFixas ) chamada de calculadora do cidadão, com algumas informações você consegue na taxa de juros do financiamento que você está pagando.
Não há necessidade de conhecimento técnico, sabendo o valor que você pegou emprestado, o número de parcelas e o valor da parcela, a calculadora apontará qual a taxa de juros que você contratou!
Se mesmo assim você não conseguir na taxa de juros contratada, você pode procurar o PROCON de sua cidade ou algum profissional de sua confiança para auxiliá-lo.
O escritório também auxilia nestas questões, é possível entrar em contato através do telefone/Whatsapp 47-99980-2330 ou pelo e-mail Taylor.felizari@gmail.com.